Análise Acoplada Hidro-Aero-Estrutural de Sistema Eólico Flutuante

De forma inédita, duas concepções de plataformas semissubmersíveis serão consideradas no projeto de pesquisa em questão baseadas em concepções propostas na literatura técnica, sendo uma de aço e outra de concreto. A nova análise acoplada irá considerar, simultaneamente, os carregamentos hidrodinâmico e aerodinâmico associados aos movimentos e à resposta estrutural do sistema plataforma/torre eólica, sob […]

De forma inédita, duas concepções de plataformas semissubmersíveis serão consideradas no projeto de pesquisa em questão baseadas em concepções propostas na literatura técnica, sendo uma de aço e outra de concreto.

A nova análise acoplada irá considerar, simultaneamente, os carregamentos hidrodinâmico e aerodinâmico associados aos movimentos e à resposta estrutural do sistema plataforma/torre eólica, sob condições de vento e de ondas para as três áreas offshore selecionadas.

As previsões dos perfis de vento, energia gerada pela turbina eólica e fator de capacidade, assim como a previsão dos estados de mar para as três áreas offshore selecionadas serão realizadas utilizando modelos numéricos atmosféricos e hidrodinâmicos. Em todas as análises acopladas serão consideradas turbinas eólicas com potência nominal de 15 MW.

Essa análise propiciará, também, de forma pioneira para as regiões analisadas, a obtenção do comportamento estrutural das pás da turbina eólica, a qual, devido às suas dimensões e flexibilidade associada à rigidez à flexão do material compósito, exige especial atenção sobre o desempenho sob condições operacionais normais e extremas.

As análises numéricas acopladas para os sistemas eólicos flutuantes, de aço e de concreto, serão avaliadas quanto aos resultados referentes aos comportamentos hidrodinâmico e estrutural, assim como o efeito da turbulência, para se definir o sistema para o qual serão realizados os testes experimentais em escala reduzida no tanque oceânico do LabOceano da COPPE/UFRJ.

Esses testes exigirão a confecção do modelo em escala a ser definida de acordo com as condições de onda e vento das áreas offshore selecionadas. Com esse modelo, espera-se vencer o desafio de definir uma concepção promissora de sistema eólico flutuante, possibilitando avanços no grau de maturidade tecnológica que permitam a utilização do conceito selecionado em futuras instalações de parques eólicos flutuantes em três regiões típicas da costa brasileira em profundidades em torno de 100 metros.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Início: 2023

Compartilhar:
Filtrar por Status
Siga nossas redes sociais