O projeto visa a adequação da infraestrutura laboratorial do Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Universidade Federal do Rio deJaneiro (UFRJ). Tal adequação tem como principal objetivo capacitar o laboratório a estudar e desenvolver conectores submarinos e depoço.
Para que isto seja possível é necessário prover ao laboratório diversos sistemas e equipamentos que permitam realizar simulações experimentais em condições de alta pressão, ambientes com fluidos agressivos, baixas e altas temperaturas e vibrações intensas.
Além disso, será necessário capacitar o laboratório para fazer testes elétricos, de montagem (conexão e desconexão) e de vida acelerada nessascondições extremas. Os sistemas de teste mencionados demandam não apenas equipamentos, mas também uma infraestrutura segura de trabalho (bunkers) eadequação de salas e corredores existentes.
O desenvolvimento de protótipos de conectores do tipo dry mate (conexão seca) ou wet mate (conexão molhada) implica, do ponto de vista experimental, na realização das seguintes etapas:
- Testes de simulação do ambiente submarino de instalação dos conectores;
- Testes de vida útil dos conectores;
- Testes de qualificação dos conectores.